GLOSÁRIO REINOPLANTAE


Saiba o que significam alguns dos termos utilizados pela ReinoPlantae na descrição de produtos (sementes):

 Classificação das sementes segundo a Dificuldade de Germinação:

- Fácil: sementes que germinam em poucos dias, sem necessidade de tratamentos especiais e com ótimas taxas de germinação. Qualquer pessoa pode ter sucesso!

- Fácil-média: sementes que demoram 1 ou mais semanas para germinar, que podem precisar de algum tratamento especial e que possuem ótimas taxas de germinação. Praticamente qualquer pessoa pode ter sucesso.

- Média: sementes que demoram 1 ou mais semanas para germinar, necessitam de algum tipo de tratamentos especiais, possuem boas taxas de germinação e germinação errática. Praticamente qualquer pessoa pode ter sucesso, porém são necessários cuidados extra.

- Média-difícil: sementes que demoram de semanas a meses para germinar, necessitam de 1 ou mais tratamentos especiais, possuem taxas regulares de germinação e germinação errática. Recomendado para pessoas com experiência anterior e locais/equipamentos adequados para a prática.

- Diíficil: sementes que demoram muitos meses ou até anos para germinar, necessitam de 1 ou mais tratamentos especiais, possuem baixas taxas de germinação e germinação muito errática. Recomendado para pessoas com experiência anterior e locais/equipamentos adequados para a prática.

 
Classificação da qualidade da germinação:

- Germinação errática: sementes que variam as taxas de germinação entra alta e baixa, de acordo com fatores ambientais e genéticos. 
 

Classificação dos meios de cultivo e germinação (substratos):

- Inertes: substratos ou materiais sem matéria orgânica, com pH equilibrado ou sem excesso de nurientes. Exemplos: vermiculita, perlita, fibra de coco em pó, lã-de-rocha, Jiffy-7, algodão, papel toalha.

- Meio-inertes: substratos ou materiais com quantidades equilibradas de matéria orgânica e materiais inertes. Exemplos: humus, turfa ou terra vegetal com vermiculita, perlita ou fibra de coco em pó.

- Orgânicos: substratos compostos principalmente de matérias orgânicas, com uma pequena porcentagem de materiais inertes.

 

Classificação dos tratamentos especiais para germinação:

- Escarificação, Estratificação (quente e fria) e "Smoke Primer": vide o "Manual da Germinação"